Curiosidades sobre a cerveja que você precisa saber!

Curiosidades sobre a cerveja que você precisa saber!

A cerveja é uma das bebidas mais apreciadas pelo mundo a fora. Com origem na antiguidade, ela carrega uma história de particularidades que ao longo dos anos, vem conquistando cada vez mais adeptos dispostos a experimentar novos rótulos, sabores e aromas.

Os primeiros registros de fabricação das cervejas são de aproximadamente há 6.000 anos atrás, na região onde antigamente existia a Mesopotâmia, hoje Iraque e Kuwait.

Há muita história envolvendo a bebida, por isso separamos algumas curiosidades que você talvez não saiba, mas vai adorar saber!

 

Bebida dos deuses ou da deusa?

As mulheres foram as responsáveis pela descoberta acidental da cerveja e por isso, temos a deusa sumérica da cerveja – Ninkasi.

Hino à Ninkasi – Fazendo cerveja

“.. você é a única que maneja a massa, com uma grande pá, misturando em uma cova o bappir com ervas aromáticas, tâmaras ou mel.. quando você despeja a cerveja filtrada no barril é como os barulhos dos cursos do Tigris e do Euphrates.”

 

Enchente de cerveja em Londres

Em 1814, um tanque de armazenamento da cervejaria The Horse Shoe se rompeu e o acidente causou a morte de 8 pessoas.

 

A cor da garrafa

A escolha das garrafas escuras serve para proteger o líquido da luz solar, preservando o sabor e aroma da cerveja.

 

Quem nasceu primeiro a cerveja ou a geladeira?

Obviamente a história milenar da cerveja supera a história recente da criação da geladeira, mas o motivo para que o aparelho refrigerador existisse nasceu da necessidade de gelar cervejas.

Foi em 1856, quando o australiano James Herrison, ficou incubido de criar um aparelho que refrigerasse todas as cervejas de uma fábrica. No início, o equipamento era utilizado apenas por indústrias, mas depois se popularizou e tornou a geladeira que conhecemos hoje.

 

Zitologia, a ciência da cerveja

A zitologia é uma ciência que estuda o segmento cervejeiro. Destina-se a explorar o processo produtivo, matéria-prima, estocagem, análise sensorial e até harmonizações.

 

Que bebida forte!

Estamos acostumados a consumir cervejas que variam de 4,5% a 8% de teor alcoólico.

Porém, é possível encontrar uma cerveja que supera até mesmo um copo de vodka. É o caso da cerveja Koelschip Mystery of Beer, fabricada na Holanda, pela cervejaria Brouwerij Koelschip. Ela possui teor alcoólico de 70%!

 

Cerveja gelada?

Cada estilo de cerveja possui uma temperatura ideal de consumo. Dessa forma, é possível ter uma experiência sensorial mais completa, sentindo melhor as suas nuances e particularidades.

Gostou das curiosidades sobre as cervejas? Deixe sua opinião nos comentários!

Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.

Autoria: Lais Guitti é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *