História dos clubes de futebol

História dos clubes de futebol

O futebol é um esporte para todas as idades, classes sociais e gêneros. A paixão nacional começa desde cedo, com partidas amistosas e até mesmo a vontade de se tornar um jogador profissional.

Conheça como surgiu o esporte e a história dos principais times do mundo.

 

Quando surgiu o Futebol?

Não se sabe ao certo quem foi que deu o primeiro chute ao gol. Curiosos revelam que vários esportes eram praticados com bolas, mas sem regras.

O mais perto do que conhecemos como futebol, foi praticado na Grécia, no século I a.C, pelos soldados da região, que se dividiam em times e jogavam com uma bola de areia. Outros dizem, que o esporte surgiu na China, como um treinamento militar ou no Japão, por membros da corte.

Apesar da história do esporte ser incerta, a biografia dos times não. Vamos conhecer um pouco do passado de alguns clubes:

 

Flamengo:

O time surgiu no século XIX com uma proposta completamente diferente de futebol.

Em 1895, o Flamengo era um clube de regatas para disputas de remo, o esporte do momento no Rio de Janeiro. Foi só em 1912 que o time se juntou ao futebol e, então, passou a se popularizar cada vez mais.

As conquistas são: 35 Campeonatos Cariocas, 6 Brasileiros, 3 Copas do Brasil, 2 Copas Libertadores e 1 Campeonato mundial.

Atualmente, é conhecido como o maior clube do Brasil e detentor da maior torcida do mundo dentro de seu próprio país, com mais de 40 milhões de fãs.

 

Corinthians:

Em 1910, no bairro do Bom Retiro, nasceu o Sport Club Corinthians Paulista. Os responsáveis por esse nascimento foram Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva, todos operários do bairro motivados pelo time da Inglaterra de nome semelhante.

O primeiro campo ficava na rua José Paulino e, em 1913, disputou-se o seu primeiro Paulistão. Somam-se, desde então, 2 Campeonatos Mundiais, 1 Copa Libertadores, 7 Campeonatos Brasileiros, 3 Copas do Brasil e 30 Campeonatos Paulistas.

 

Palmeiras:

A história da Sociedade Esportiva Palmeiras começou em 1914, com a ambição de formar um time que representasse a colônia italiana.

No início do século XX, alguns imigrantes italianos, impulsionados pela excursão do Torino e do Pro-Vercelli ao Brasil, Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone divulgaram através do jornal Fanfulla, órgão de imprensa voltado aos oriundi, um convite aos interessados na fundação de uma agremiação esportiva que tivesse a representatividade da colônia.

Após alguns encontros, acerca do novo clube, em 26 de Agosto de 1914, foi fundado o Palestra Itália – a palavra Palestra, de origem grega, significa em tradução livre da língua italiana “academia ou escola onde se pratica atividades físicas”.

Em premiações, o time conta com 10 Campeonatos Brasileiros, 23 Paulistas, 3 Copas do Brasil, 1 Libertadores e 1 Copa Mercosul.

 

Boca Juniors:

O clube com mais vitórias da América Latina iniciou sua história no dia 3 de Abril de 1905 com 5 jovens. Os meninos, imigrantes italianos e residentes do bairro do Boca, na Argentina, se reuniram para a fundação do clube numa praça da região.

O nome era uma homenagem ao bairro que, somando-se ao termo “Juniors”, ganhou mais prestígio, já que a região era conhecida por ser “difícil”.

O primeiro chute na bola foi contra o time Mariano Moreno, mas os toques de maior destaque saíram dos pés de Maradona, ídolo do clube, apesar do pouco tempo de casa. Em troféus, o time leva 3 Campeonatos Mundiais, 6 Copas Libertadores, 2 Copas Sul-Americanas e 34 Campeonatos Argentinos.

 

Barcelona:

A história do clube catalão teve início com o suíço, Joan Gamper. Em 1899, ele decidiu levar o futebol para a cidade de Barcelona e montou seu time, que tem data oficial de fundação em 29 de Novembro daquele ano.

Seu primeiro estádio, no entanto, só veio em 1909. Foi na década de 1920 que o clube ganhou mais fama e, consequentemente, mais sucesso, conquistando seu primeiro Campeonato da Liga. Depois disso, foram mais 25 Campeonatos Espanhóis, 30 Copas do Rei, 5 Ligas dos Campeões da Europa e 3 Campeonatos Mundiais.

 

Manchester United:

Já considerado o time mais rico do mundo, o Manchester United teve uma história conturbada. Em 1878, um grupo de ferroviários ingleses fundaram o time com o nome de Newton Heath. Por falta de recurso, não conseguiram entrar na Liga Inglesa até 1892, quando surgiu a segunda divisão na Inglaterra. O time fracassou por 10 anos até que a direção definiu que era hora de mudar, porém a verba também era pouca e eles precisaram fazer bazares para arrecadar dinheiro e se reerguer. Nos anos 1920 e 1930, o time seguiu sem destaque e, durante a Segunda Guerra Mundial, seu estádio foi bombardeado. Para chegar até aqui, outros percalços foram vividos pelo clube inglês, que prosperou de verdade depois de 1950. Hoje, somam-se 20 Campeonatos Ingleses, 12 Copas da Inglaterra, 3 Ligas dos Campeões da Europa e 1 Campeonato Mundial.

 

E aí, gostou desse conteúdo? Para mais posts como este, você pode acessar o nosso blog para ver nossos posts anteriores ou seguir a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin .

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *