Conheça a profissão de Mestre Cervejeiro e o que faz

Conheça a profissão de Mestre Cervejeiro e o que faz

Para muita pessoas, trabalhar degustando e avaliando cervejas pode parecer um sonho, mas saiba que essas tarefas também fazem parte da rotina de quem atua como mestre cervejeiro. Porém, essa profissão vai muito além de degustar a bebida.

O profissional que atua nessa área é o responsável por garantir que a cerveja chegue ao consumidor final dentro dos padrões. Para isso, o mestre cervejeiro analisa os processos e realiza os controles de qualidade. Além disso, pode atuar também no desenvolvimento de novos produtos ou no melhoramento de fórmulas já existentes.

Mestre cervejeiro: conheça um pouco mais sobre a sua rotina

Você acha que esse profissional avalia apenas o produto final? Está enganado! A rotina do mestre cervejeiro começa já na hora de verificar se a água que será usada para a produção da bebida está adequada. Afinal, a água é uma das matérias-primas essenciais para uma boa cerveja.

O profissional também é o responsável por analisar o fermento, o ar comprimido e fazer a degustação das cervejas. O mestre cervejeiro prova todas as etapas da produção como a maturação e fermentação. Só então, ele prova a bebida pronta para avaliar o sabor, aromas, cor, corpo, entre outros.

No geral, esse acompanhamento é feito uma vez por dia e você já pode imaginar que não é fácil de ser feito, pois há diversos tipos de cervejas e o mestre deve identificar as características de cada uma delas. Isso só é possível por meio de muito estudo, atenção e experiência.

Como se tornar um mestre cervejeiro?

Nos últimos três anos, como o número de fábricas de cervejas artesanais saltou de 356 para 679, a área de trabalho desse profissional especializado vem sendo ampliada.

Há várias formas de chegar a essa área de atuação. Quem se formou em biologia, agronomia, engenharia de alimentos, bioquímica, produção ou processos, pode procurar um curso de extensão ou uma especialização na área.

Outra dica, para quem ainda vai se formar ou terminou o curso de graduação há pouco tempo, a dica é procurar por um programa de trainee oferecido por uma empresa da área. É uma maneira de aprender trabalhando.

Cursos de reciclagem são sempre importantes, assim como nas outras áreas. Se você está interessado (a), confira alguns cursos sobre cervejas disponíveis no país:

● Administração dos Negócios da Cerveja Fundação Getúlio Vargas – Tel: 0800 772 2778
● Cervejeiro e Tecnologia Cervejeira Senai de Vassouras (RJ) – Tel: 0800 0231 231
● Sommelier de Cervejas Associação Brasileira de Sommeliers – Tel: (11) 3814-7853
● BeerAcademy – Tel: (11) 4116-2231
● Instituto da Cerveja – Tel: (11) 5097-9497
● Academia Barbante de Cerveja – Tel: (11) 3405-7046
● Especialização em tecnologia cervejeira (UFPA) – E-mail: tecnocervaufpa@gmail.com

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *