Conheça as principais matérias-primas da cerveja

Conheça as principais matérias primas da cervejaAs cervejas são uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mas muita gente não faz ideia de como ela é feita.

Neste post, falaremos um pouco dos principais ingredientes para uma boa cerveja. Vamos lá?

Malte

Você provavelmente já ouviu falar que cerveja é feita de cevada, não é? Contudo, antes dela  ser adicionada no sistema de produção, a cevada precisa ser transformada em malte.

Para isso, a cevada passa por um processo controlado, onde ocorre a germinação e posteriormente, a secagem e torrefação do grão.

O malte é o responsável pela produção de açúcar que é fermentado e se transforma em álcool. Além disso, ele dá o aroma, sabor, cor e corpo da cerveja.

Uma curiosidade, além da cevada, outros grãos podem ser usados para a produção de alguns estilos de cerveja. São eles: trigo e arroz, os mais populares.

Água

Mais de 90% da cerveja é água. Muito da origem e história dos estilos de cerveja são explicados pelas características das águas das regiões de onde surgiram.

A qualidade da água está diretamente relacionada com a estabilidade sensorial, espuma, sabor e drinkability (vontade de beber).

Além disso, ela também faz parte do processo cervejeiro (limpeza e desinfecção de recipientes, lavagem de garrafas, pasteurização, enxágues etc).

Lúpulo

É uma planta trepadeira típica de regiões frias. A planta do lúpulo tem os dois sexos (feminino e masculino), mas somente a planta feminina serve para fins cervejeiros.

O lúpulo  é conhecido como o “tempero da cerveja”, pois é o principal ingrediente de aroma e amargor da bebida.

Ele pode ser adicionado no início da fervura do mosto para dar o amargor ou pode ser usado também no final para intensificar o aroma.

Levedura

São as leveduras que transforam o mosto em cerveja. Ou seja, através do processo de fermentação, transformam os açúcares em álcool e CO2.

As leveduras podem ser de baixa ou alta fermentação. Em geral, as leveduras de baixa fermentação resultam em cervejas menos complexas em aroma e sabor, já as de alta fermentação, o oposto.

Siga a gente no Instagram, Linkedin e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.

Autoria: Lais Guitti, é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada  pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.

 

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *