Conheça as principais matérias primas da cerveja

Conheça as principais matérias primas da cervejaAs cervejas são uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mas muita gente não faz ideia de como ela é feita.

Neste post, falaremos um pouco dos principais ingredientes para uma boa cerveja. Vamos lá?

Malte

Você provavelmente já ouviu falar que cerveja é feita de cevada, não é? Contudo, antes dela  ser adicionada no sistema de produção, a cevada precisa ser transformada em malte.

Para isso, a cevada passa por um processo controlado, onde ocorre a germinação e posteriormente, a secagem e torrefação do grão.

O malte é o responsável pela produção de açúcar que é fermentado e se transforma em álcool. Além disso, ele dá o aroma, sabor, cor e corpo da cerveja.

Uma curiosidade, além da cevada, outros grãos podem ser usados para a produção de alguns estilos de cerveja. São eles: trigo e arroz, os mais populares.

Água

Mais de 90% da cerveja é água. Muito da origem e história dos estilos de cerveja são explicados pelas características das águas das regiões de onde surgiram.

A qualidade da água está diretamente relacionada com a estabilidade sensorial, espuma, sabor e drinkability (vontade de beber).

Além disso, ela também faz parte do processo cervejeiro (limpeza e desinfecção de recipientes, lavagem de garrafas, pasteurização, enxágues etc).

Lúpulo

É uma planta trepadeira típica de regiões frias. A planta do lúpulo tem os dois sexos (feminino e masculino), mas somente a planta feminina serve para fins cervejeiros.

O lúpulo  é conhecido como o “tempero da cerveja”, pois é o principal ingrediente de aroma e amargor da bebida.

Ele pode ser adicionado no início da fervura do mosto para dar o amargor ou pode ser usado também no final para intensificar o aroma.

Levedura

São as leveduras que transforam o mosto em cerveja. Ou seja, através do processo de fermentação, transformam os açúcares em álcool e CO2.

As leveduras podem ser de baixa ou alta fermentação. Em geral, as leveduras de baixa fermentação resultam em cervejas menos complexas em aroma e sabor, já as de alta fermentação, o oposto.

Siga a gente no Instagram, Linkedin e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.

Autoria: Lais Guitti, é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada  pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.

 

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *