Dia mundial da água

Dia mundial da água

Dia 22 de Março é o dia mundial da água!

Você sabia que mais de 90% da cerveja é água?

Muito da origem e história dos estilos das cervejas se explicam pelas características da água das regiões de onde surgiram.

O sabor, a estabilidade sensorial, a espuma e a drinkability (vontade de beber) são fortemente influenciados pela qualidade da água.

 

As fontes de água podem ser:

  • Água de superfície;
  • Água subterrânea;
  • Água atmosférica;
  • Água da rede municipal;
  • Água do mar.

 

Água cervejeira

Usada diretamente na fabricação do mosto e nas etapas de diluição do líquido.

Água de processo

Usada para limpeza de garrafas e desinfecção de alguns recipientes dos processos (tanques, tubulações etc). Utilizada também para o resfriamento e produção de vapor.

Propriedades químicas

  • PH: é o símbolo para a grandeza físico-química, ou seja, “potencial hidrogeniônico”. Essa grandeza vai indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução em uma escala de 0 a 14;
  • Dureza: quantidade de sais minerais presentes na solução que vai determinar que tipo de água ela é. No mundo cervejeiro, existem 5 classificações: muito mole, mole, média, dura e muito dura.

 

Tratamento de água

Já está clara a importância do uso da água no processo de fabricação das cervejas, mas há um detalhe que ainda não comentamos. O tratamento de água é essencial, pois existe um tipo ideal de água para cada etapa de produção.

Cada tipo de água necessita um tratamento diferenciado, em alguns casos é preciso excluir alguns elementos ou íons, como por exemplo: cloreto, ferro, sódio, potássio, entre outros.

Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.

Autoria: Lais Guitti, é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *