Entenda a importância do colarinho/ espuma da cerveja

Entenda a importância do colarinho/ espuma da cerveja 1

Com espuma ou sem? Essa talvez seja a frase mais dita pelos garçons na hora de servir um chopp.

Mas afinal, qual é o certo? Tomar com ou sem colarinho? A resposta para essa pergunta é com certeza sim, mas vamos entender o motivo?!

 

A espuma

O colarinho ou a espuma é um processo natural da cerveja, ocorre por conta da fermentação no processo de produção do chopp/ cerveja.

A espuma tem como finalidade garantir os aromas e sabores do líquido, além disso, contribui para manter a temperatura do chopp/ cerveja e impedir a sua oxidação.

 

Hábito dos brasileiros e de outras culturas

Aqui no Brasil é muito comum as pessoas pedirem o chopp sem espuma. Isso é uma questão cultural, por exemplo, na Alemanha, o colarinho volumoso é a preferência nacional, já na Inglaterra, a preferência é com pouco colarinho.

 

Quantidade de espuma

A quantidade da espuma varia para cada estilo de cerveja. A recomendação é que haja pelo menos 2 dedos de espuma.

Se você comprou uma cerveja e ao jogar a bebida no copo não viu nenhum sinal de espuma, pode ser que a cerveja tenha sofrido com as condições de transporte, armazenamento (luz, calor, agitação) ou até mesmo já ter passado do prazo de validade.

Outro detalhe importante é que o copo é um dos principais inimigos para uma boa formação de espuma, resíduos de gordura, batom e o próprio detergente em excesso podem interferir na sua formação. Sendo assim, a limpeza dos copos merece atenção.

Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.

Autoria: Lais Guitti, é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *