Futebol e cerveja

Futebol e cerveja

Os amantes de Futebol já sabem: quarta-feira é dia de visitar pubs e bares para assistir aos jogos dos campeonatos do Brasil. A data é esperada e marca o início do happy hour da semana.

Para quem visita o estádio, a bebida também está presente, porém apenas antes e depois das partidas.

Uma em cada quatro cervejas que são consumidas no Brasil tem relação com futebol, seja por torcedores ou no pós-jogo entre amigos. Segundo o IBOPE, 64% dos torcedores bebem cerveja, principalmente, assistindo as partidas.

A pesquisa comprova que as duas paixões nacionais se unem tão naturalmente que a relação entre elas é inevitável. A cerveja e o futebol fazem parte da cultura brasileira, inclusive, estimulando a economia do país.

História antiga

A cerveja Quilmes, da Argentina, é um dos exemplos mais antigos dessa relação. O clube Quilmes Atlético Club foi fundado em 27 de Novembro de 1887 e levou o apelido carinhoso de “Os Cervejeiros”. Hoje, depois de ter patrocinado os grandes times da Argentina durante suas conquistas de Copa Libertadores da América (River Plate em 1996 e Boca Juniors nos anos de 2000 e 2001), a marca argentina tem parceria com o time de sua cidade de origem.

No Brasil, o clube Palmeiras também tem um histórico com cervejas. Seu estádio antigo, o Parque Antarctica, retrata a mudança de séculos. Em 1902, a Companhia Antarctica Paulista abriu ao público o espaço de sua cervejaria, fundando o então Parque da Antarctica Paulista, com 300 mil metros quadrados de área de lazer. Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial e dificuldades financeiras, o então Palestra Itália se ofereceu a ser co-locatário do espaço que estava ganhando fama pela prática dos mais diversos esportes, incluindo o futebol. Apenas no dia 24 de Abril de 1920 o time de fato comprou o campo de futebol e boa parte do terreno do parque por 500 mil contos de réis, considerado uma boa fortuna.

Patrocínio de eventos esportivos

Não é só o Carnaval, grande paixão nacional, que tem a parceria com marcas de cervejas já consolidada. Em eventos internacionais, como a Copa Libertadores da América e a Champions League, marcas grandes, como Amstel e Heineken, fazem parte da divulgação, incentivo e parceria dos eventos, com ações para torcedores e até outras oportunidades de marca diretamente atreladas a isso.

Patrocínio da seleção brasileira

A marca Brahma é patrocinadora oficial da Seleção há algumas décadas, principalmente em eventos como a Copa do Mundo.

Gostou das curiosidades que separamos aqui sobre como o futebol e a cerveja são interligados? Para mais posts como este, você pode acessar o nosso blog para ver nossos posts anteriores ou seguir a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *