Choperias

chopeiras

Cerveja é uma das bebidas mais populares no Brasil e no mundo.

A choperia é uma maneira de reunir amigos e familiares para uma ocasião de consumo baseada na experiência e conveniência. Um chopp gelado, de qualidade, pós trabalho ou num dia de sol sempre é uma boa pedida!

Investimento

Como qualquer empreendimento exige-se organização, planejamento, gestão, equipe preparada e com disposição para trabalhar todos os dias da semana, já que o consumo é maior no período noturno e aos finais de semana e feriados.

Entretanto, unir uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, em um espaço aconchegante, pode ser uma tarefa prazerosa e recompensadora.

Mercado para choperia

Como a demanda é alta, o mercado para abrir esse tipo de negócio é favorável. Ao mesmo tempo, se a demanda é alta e o mercado é favorável, significa que a concorrência também é alta.

Por isso, é preciso organização e criatividade para chamar atenção em meio aos concorrentes diretos e indiretos. Além disso, o Marketing é essencial para divulgação, atrair clientes e fidelizar consumidores.

Planejamento Estratégico

A ideia de montagem deve partir sempre de um escopo. Não é possível abrir um estabelecimento de sucesso sem um planejamento prévio, com todos os dados detalhados – público, ocasião de consumo, estilos de chopp, preços etc.

Muitas empresas acabam quebrando em seus primeiros anos de vida por conta da falta de um planejamento bem feito no início do projeto.

Parceria com cervejaria

Uma garantia de sucesso é ter uma cervejaria parceira. Dessa forma, há vantagens como o ganho de chopeiras, geladeiras, mesas, cadeiras e utensílios em geral. Todos esses detalhes devem estar no contrato.

A variedade de estilos e sabores também tem que ser avaliado para agradar todos os gostos e paladares. A linha de cervejas puro malte conta com 6 estilos de chopp – Gold (Premium Lager), Pilsen, IPA, APA, Weiss e Munich Dunkel. Saiba mais aqui.

Como montar uma choperia?

Após o planejamento, a parte estrutural de uma choperia é igualmente importante. A parte prática engloba a localização, equipe de trabalho e estrutura em si. A localização e estacionamento são itens fundamentais.

A quantidade de funcionários varia de acordo com o tamanho e capacidade do local, mas geralmente, há profissionais como cozinheiros, auxiliar de cozinha, de limpeza, de caixa, garçom e gerência.

Da mesma forma, a estrutura da choperia também irá variar de acordo com os objetivos e capacidade do estabelecimento. Mas, independente do tamanho, alguns itens estruturais devem fazer parte de todo negócio desse setor. Em geral, as choperias devem ter chopeiras, câmara fria para armazenamento dos barris de chopp, caixa, balcão, depósito, sanitários, cozinha e, claro, salão para os clientes.

Toda a estrutura do local deve ser bem organizada e limpa, seguindo as exigências da Vigilância Sanitária local. Em tempos de pandemia, o local também deve seguir todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário e navegue em nosso blog para conhecer mais sobre cerveja.

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *