St. Patrick’s Day: conheça um pouco mais sobre esse dia

St. Patrick's Day: conheça um pouco mais sobre esse dia

Dia 17 de Março é conhecido por St. Patrick’s Day ou Dia de São Patrício.

Esse dia é como se fosse o nosso Carnaval, só que na Irlanda. Gente, bebida e principalmente, muito chopp e diversão ocupam as ruas de Dublin e de algumas cidades do mundo.

Embora esse feriado irlandês possa parecer apenas uma grande festa, ele tem uma origem muito interessante. A data é em homenagem ao padre Maewyn Succat, um santo para os católicos, o São Patrício.

Conheça a história do homenageado no St. Patrick’s Day

Nascido em 387, na Escócia, Maewyn Succat foi filho de um oficial cristão, Maewyn Succat. Ele foi sequestrado e escravizado quando tinha apenas 16 anos de idade, adolescente virou refém de piratas e precisou trabalhar incansavelmente no pastoreio de animais.

Foram 6 anos de sofrimento, até que Maewyn conseguiu fugir das mãos dos piratas e se mudou para a França, onde morou em um mosteiro. Porém, sentiu um chamado divino e optou por voltar ao local no qual foi escravizado, a Irlanda.

Ao voltar, o rapaz construiu igrejas e pregou o cristianismo. Segundo a lenda, havia um poço usado por ele para batizar as pessoas que se convertiam ao catolicismo. Neste local teria sido construída a catedral de Dublin.

São Patrício morreu em 461 e foi enterrado no local no qual construiu a sua primeira igreja, em Saul (Stragford Lough).

Símbolos do St. Patrick’s Day

Baseado na história sobre a vida de São Patrício foram criados alguns símbolos que envolvem o St. Patrick’s Day. Um dos mais conhecidos são os trevos.

Uma das explicações dadas ao uso da planta como símbolo da festa é a de que Maewyn Succat usava o trevo para representar o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou seja, a Santíssima Trindade. Além disso, a cor verde também representa boa sorte.

Há também o uso da serpente como símbolo, pois dizem que São Patrício conseguiu afugentar todas elas. Por fim, o duende ou leprechaun também pode ser encontrado presente na festa. Ele é considerado de origem pagã e representa um homem que fazia travessuras.

O dia é comemorado em vários países ao redor mundo, como Austrália, EUA, Argentina, Japão e até o Brasil. O que acha de comemorar essa data em um bar e degustar o famoso chopp verde? A cervejaria Ravache fez um chopp especial para essa data, vale a pena experimentar!

Siga a gente no Instagram,  Facebook e LinkedIn para ficar por dentro das nossas novidades.

Mostrar comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *